no site na web Voltar ao inícioHome PesquisarPesquisarFale conoscoContatoMapa do siteMapa do Site

Sommer

É quase impossível dissociar Marcelo Sommer do universo dos brinquedos infantis. Em pouco mais de dez anos "a bordo" do logotipo do disco voador que representa a marca que leva seu sobrenome, tem se embrenhado como poucos no universo pop, dos heróis das histórias em quadrinhos aos ídolos da música, passando pela cultura clubber e os circos. Nos últimos tempos, porém, está em busca de passar uma imagem mais séria, deixando as palavras "lúdico" e "sonhos" de lado.

No início de 2004, Sommer vendeu sua marca para o grupo catarinense AMC Têxtil, que controla também a marca Colcci. Apesar disso, ele permanece como diretor de criação da grife.

O estilista começou a trabalhar com moda aos 18 anos. A formação profissional formal se deu na Central Saint Martins School of Arts, em Londres, onde estudou por um ano em 1992.

De volta ao Brasil, adquiriu experiência atuando na área de criação de marcas famosas. Entre elas, a Zoomp, a M2000 e a divisão Calvin Klein da Vila Romana.

Em 1995, abriu a marca que leva seu sobrenome, vendendo inicialmente no Mercado Mundo Mix. Suas peças misturavam de forma irreverente a moda vintage dos brechós, com um estilo streetwear e fizeram enorme sucesso. Um ano depois, estreou no Phytoervas Fashion e, em 1997, já estava desfilando no Morumbi Fashion, precursor do São Paulo Fashion Week.

Além das coleções prêt-à-porter, ao longo da carreira Sommer tem se dedicado ao figurino de shows e videoclipes de cantores e bandas de rock e da MPB. Já vestiu, entre outros, os Titãs, Ivete Sangalo, Cidade Negra, Preta Gil e Wanessa Camargo. No ano passado, assinou o fraque de gala que o ministro da Cultura, Gilberto Gil, foi homenageado no Grammy Latino.

O estilista já desenvolveu algumas coleções temáticas em parceria com grandes marcas. Alguns exemplos: para a Levi's, criou uma série de jeans estilizados. A marca francesa Le Coq Sportif lhe encomendou uma linha de tênis. E a Estrela foi parceira numa série de roupas infantis.

Outra faceta de seu trabalho são as ações sociais. Em 2003, desenvolveu uma linha de camisetas com o intuito de arrecadar fundos para a ONG Fundação Gol de Letra, dos ex-jogadores Raí e Leonardo. E por duas vezes organizou desfiles com a participação da Cooperativa de Costureiras da Rocinha, de mulheres moradoras da favela carioca.

Os desfiles de Sommer no São Paulo Fashion Week são sempre grandes eventos. No começo de 2004, fechou a rua Augusta, transformando-a numa grande passarela, onde desfilou a coleção de inverno em meio a um enorme rebuliço.

A Sommer tem uma loja, em São Paulo, mas a AMP promete para breve a abertura de outras. As roupas também são encontradas em multimarcas.

fonte: redação/uolmoda

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 
© Modaria. Todos os Direitos Reservados.
contato@modaria.com.br
Site Super